Newton Bello : Semus segue realizando ações nas escolas municipais


A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando ações sobre hanseníase, verminoses e tracoma, a última ação aconteceu sexta-feira, (23/03) na Escola Municipal Vereadora Rosimar Silva Araújo.

A ação na Escola do Bairro Birolândia é uma parceria da Semus e Semed e foi realizada pela enfermeira Glauciana Duarte e pela nutricionista Cleydiane dos Santos, que falaram e orientaram os alunos sobre os temas relacionados.

Segundo a enfermeira Glauciana Duarte, durante a ação, além de palestras, acontece avaliação de manchas nas crianças e entrega da medicação. “O objetivo é conscientizar as crianças quanto à importância da higiene pessoal para assim evitar doenças como hanseníase, verminoses e tracoma”. Frisou a enfermeira.


Estas ações, nas Escolas da rede Municipal de Educação de Governador Newton Bello, fazem parte da Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose, que ocorrerá no primeiro semestre do ano letivo de 2018 em todas as escolas públicas dos municípios brasileiros, onde possa ocorrer vulnerabilidade social e possíveis riscos de acometimentos pelas doenças.

Esta ação tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental. O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

Hanseníase
É uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Verminoses
Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Tracoma
Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

Com informações do Blog do Luciano Tavares,
Edição Jornal Portal dos Municípios

Nenhum comentário:

Postar um comentário