PROJETO DE ATENÇÃO AS GESTANTES DO CRAS “MEU PRIMEIRO ENXOVAL” INICIA AS ATIVIDADES DE 2018 EM SÃO LUÍS GONZAGA / MA

O projeto “Meu Primeiro Enxoval” idealizado pela Prefeitura de São Luís Gonzaga-MA, através da Secretaria de Assistência Social e desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), iniciou oficialmente as atividades de 2018 nesta quinta feira, 22/02. Na oportunidade, foi realizada uma dinâmica de apresentação para “quebra de gelo” entre as gestantes, explicação sobre os objetivos e atividades do projeto.

O Projeto das Grávidas teve seu início no ano de 2017 e desde então vem atendendo gestantes inscritas no Cadastro Único, beneficiárias do Bolsa Família ou em situação de risco e vulnerabilidade Social. A proposta do projeto é acolher as gestantes e atendê-las em suas demandas psicossociais através de um espaço de escuta e convivência social, onde possam partilhar suas vivências, troca de experiências e sentimentos em relação à gestação.

O objetivo principal do projeto é minimizar possíveis situações de vulnerabilidade social e estimular o vínculo afetivo entre mãe e bebê. Os encontros grupais acontecerão quinzenalmente nos dias de quinta feira as 9:00hs da manhã na Sede do CRAS, Localizado na Rua da Igreja, Para se inscrever, a gestante deverá comparecer à referida unidade com a sua documentação pessoal (RG, CPF, Comprovante de Residência e Número de Identificação Social – NIS).

Durante os encontros serão realizadas palestras socioeducativas como cuidados na gravidez, alimentação saudável, esclarecimento de dúvidas, dinâmicas de grupo, rodas de conversas, oficinas de artesanato para confecção de lembranças maternidade, dentre outras atividades com vários profissionais da rede sócio assistencial propostas para o projeto.

Ao final do Projeto, ao atingir trinta e duas semanas de gestação, as participantes são desvinculadas e receberão um book de fotos, as lembranças confeccionadas por elas durante as oficinas de artesanato, além de itens básicos para o enxoval do seu bebê – doados pela Prefeitura Municipal de São Luís Gonzaga-MA, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, desde que estejam participando regularmente das atividades, dando a oportunidade para que uma nova gestante seja inclusa no Projeto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário