Profissionais e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFC) de Tufilândia retomam os trabalhos no Município

Profissionais e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFC) do município de Tufilândia, retomaram hoje, segunda-feira (19/02), as atividades para o ano de 2018, as ações acontece no (CRAS) Centro de Referência da Assistência Social.
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do (SUAS) Sistema único de Assistência Social que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realiza atendimentos em grupo, Onde são ofertadas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários e, é uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O programa atende crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

O objetivo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

As ações em Tufilândia acontecem de segunda a sexta-feira no CRAS, equipamento coordenado pelo senhor Valdimiro Silva, tendo à frente da Secretaria de Assistência Social o senhor Januário Santana e a assistente social, Gilcélia Muniz que recebem total apoio da prefeitura, na pessoa do prefeito Vildimar Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário