SEMED através do Departamento de Alimentação Escolar Promoveu o primeiro treinamento para merendeiras de Governador Newton Bello


A qualidade dos produtos destinados diariamente para a alimentação escolar resulta de um trabalho presente desde a produção, armazenamento, distribuição e até a elaboração de um cardápio exclusivo. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Governador Newton Bello, por meio da Secretária Municipal de Educação,  através do Departamento de Alimentação Escolar, realizou nesta quarta-feira (06/05), o primeiro treinamento para as merendeiras do Município, visando a capacitação para todas as merendeiras da rede municipal.

O evento contou com participação  especial do prefeito Roberto do Posto, Secretária de educação Josélia Sena, Aldenice Pereira (Assistência Social), Cicero Arraiz (Administração), Thalyta de Castro (Procuradora do Município), equipe da alimentação escolar e ainda diretores, supervisores e merendeiras da sede e zona rural.

Na programação de abertura as autoridades presentes entregaram kits para as participantes do curso e na sequência a aula teórica  ministrada pela nutricionista da alimentação escolar. 
Durante o treinamento que aconteceu na Escola Instituto Fundamental Batista, a nutricionista Cleydiane Silva, palestrou abordando assuntos de relevância para melhoria da qualidade da alimentação escolar, boas práticas na manipulação, armazenamento e distribuição dos alimentos, higiene de manipulador e higiene do ambiente para preparo de alimentos e demais temáticas.

A procuradora do Município, Thalyta de Castro, palestrou sobre a conscientização  do papel social das merendeiras, direitos e deveres.

No segundo momento do treinamento, que aconteceu no período da tarde,  foi realizada aula prática para aprimorar a qualidade da alimentação escolar. Os pratos preparados foram farofa de feijão, arroz primavera e mingau.
Prefeito Roberto do Posto


As merendeiras da rede municipal estão tendo  a oportunidade de participar desse formato de capacitação, que  representa mais uma ação da administração municipal para manter a qualidade da alimentação escolar. Nossas merendeiras aprendem coisas novas, aproveitando os alimentos e preparando comidas nutritivas, seguindo o cardápio oferecido às escolas. É uma porção de novidades, que serão transmitidas aos nossos alunos”. Disse o Prefeito Roberto do Posto.
Josélia Sena

A Secretária de Educação, Josélia Sena, destaca o objetivo final da capacitação. “O aperfeiçoamento é importante para as profissionais responsáveis pela alimentação escolar, isso garante também a qualidade e segurança alimentar dos nossos alunos na rede municipal”.
Cicero Arraiz
“O encontro foi muito interessante, além da integração e qualificação, possibilitou a socialização de conhecimentos, que é indispensável para as boas práticas na manipulação da alimentação escolar, outra referência é a qualidade do cardápio, onde se agrega legumes, frutas, verduras e sucos naturais, A equipe organizadora do evento e os participantes estão de parabéns.” Relatou Cicero Arraiz, Secretário de Administração.
 Cleydiane Silva
Em entrevista, a nutricionista da alimentação escolar, Cleydiane Silva, frisou. “Pra mim foi um prazer realizar a primeira formação de merendeiras do Município, assim poder contribuir para a oferta de alimentação de qualidade e segura para as crianças newtonbellenses, quero exaltando à importância das nossas merendeiras para o município, além de destacar a preocupação do nosso prefeito em proporcionar melhores condições de trabalho e qualificação para as nossas profissionais da merendar escolar.  Em nome do prefeito Roberto do Posto  e da secretaria de educação, Josélia Sena,  agradeço a cada uma das nossas merendeiras que estiveram presentes, muito obrigada”. Finalizou.


A realização deste treinamento é de suma importância, pois a alimentação escolar contribui diretamente para o crescimento, desenvolvimento e maior rendimento escolar, além de melhorar os hábitos alimentares saudáveis dos alunos atendidos pelo programa de alimentação escolar (PNAE).


Fonte: Decom/GNB


Nenhum comentário:

Postar um comentário