Equipe técnica da Secretaria de Assistência Social de Tufilândia participam de capacitação de gestão Suas


A oficina começou no dia 18 e encerrando-se na quarta-feira (20/06) no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. A capacitação, que reuniu 215 equipes Técnicas municipais durante os três dias, e teve como foco na gestão e aplicação dos recursos públicos, é fruto da parceria entre Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES). Onde o Município de Tufilândia se fez representar pela equipe técnica de Referência, o Psicólogo Mamede Freitas e a Assistente Social Gilcélia Muniz.

Durante o primeiro dia de evento, os gestores puderam discutir e tirar dúvidas sobre a execução orçamentária e financeira do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) com a representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ducelena Martins, que atua como diretora do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). Segundo a gestora, o norte da capacitação é explicitar aos gestores a relevância da participação coletiva na construção do Plano Plurianual (PPA), uma vez que através do Plano que as necessidades de cada município serão conhecidas, as demandas serão avaliadas e posteriormente as soluções serão implementadas. “É essencial que os gestores consumam os conteúdos que estamos propondo e que ponham em prática em seus municípios, pois ressaltamos que os conhecimentos que englobam o processo orçamentário são fundamentais para que as políticas públicas sejam visivelmente eficazes”, argumentou Ducelena.

“Essencial e de grande valia a capacitação oferecida nesses três dias pelo Governo do Maranhão, pois aqui tive acesso a muitas informações que eu não possuía, me atualizei sobre a gestão e a consequente aplicação dos recursos públicos, por isso, avalio essa oficina como muito gratificante e benéfica para todos nós gestores municipais aqui presentes”, pontuou Agnes.
Gilcélia Muniz e Mamede Freitas


“Principalmente no que se refere aos recursos federais e a sua aplicação, pois trabalhamos com responsabilidade fiscal e sabemos da importância de estar atento às normas estabelecidas, afim de cumpri-las e termos êxito em nosso trabalho em favor do município de Tufilândia”, acrescenta o Psicólogo Mamede Freitas.

“Aqui, nós da equipe técnica da Secretaria Municipal de Tufilândia tivemos acesso a um rol de informações preciosas sobre todo processo de gestão dos recursos cofinanciados pelo Governo federal, além de toda a política de assistência da Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, todos os programas executados pela Sedes, as capacitações oferecidas, os resultados alcançados pela gestão”, disse Gilcélia Muniz, Assistente Social.

Por Mamede Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário