Presidenta e Secretária do CMDCA de Tufilândia participam de capacitação promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em São Luís

A secretária executiva  Delry Hanna Luz e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Tufilândia, Marlenjane Silva de Nazaré, participaram em São Luís de uma capacitação promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

A capacitação com o tema; Orçamento e Fundo da Infância e Adolescência aconteceu nos dias 23 e 24 de Novembro, na ocasião, ocorreu duas oficinas que instruíram aos participantes informações relevantes sobre o gerenciamento do fundo municipal da infância nos municípios. Maria Ribeiro, do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini,  comentou que essa é uma dificuldade muito grande nos municípios, Maria também ressaltou aos  membros da sociedade civil a importância de participarem dessa discussão sobre o Fundo Municipal, pois tais questões de orçamento sempre foram muito discutidas, porém, apenas pelo governo.

Para a Secretária do CMDCA de Tufilândia, o encontrou foi muito proveitoso, segundo ela, muitos esclarecimentos e informações foram repassadas aos participantes, Delry Hanna disse ainda que a partir da capacitação, os membros CMDCA de Tufilândia saberão e tomarão providências de grande importância para o município.
A secretária ainda afirmou que o apoio do prefeito Vildimar Ricardo foi de suma importância para a participação dos representantes de Tufilândia no encontro, além de destacar a preocupação do prefeito em reativar o CMDCA do Município e prover condições aos membros para que possam estar realizando um trabalho que garanta boas condições de direitos as crianças e adolescentes do município.

O fortalecimento dos conselhos municipais de direitos das crianças e adolescentes é uma das atribuições do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Por isso, o CEDCA-MA, por meio do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, apoia o “Conselho Ativo”, projeto executado pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Pe. Marcos Passerini, que desenvolve ações de capacitação com os municípios do estado sobre diversos temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário