sexta-feira, 18 de maio de 2018

Grande Evento em Alusão ao 18 de Maio, Aconteceu Nesta Quinta-Feira(17) em Gov. Newton Bello


Em alusão ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o conselho tutelar em parceria com CMDCA, prefeitura municipal, SEMAS, CRAS, SEMED, SEMUS, Igrejas, Ministério Público, Escolas e Polícia Militar, realizou nesta quinta-feira (17), uma grande mobilização.

O evento iniciou em frente o prédio da prefeitura municipal, com uma caminhada pelas principais ruas da cidade, até a Escola Instituto Fundamental Batista, aonde aconteceu à última parte da mobilização.

Durante a programação que aconteceu na Escola, houve  varias apresentações sobre o tema, palestras e ainda a participação especial dos Desbravadores e do grupo de capoeira Escravos Brancos.

Estiveram participando da ação, o prefeito Roberto do Posto, conselheiros tutelares, equipe do CMDCA, secretários municipais, vereadores, professores, pais e alunos, dentre outros.

Nós temos o dever de proteger nossas crianças e adolescentes, pois essa é uma realidade que, infelizmente, ainda persiste em nossos dias. Então é nosso papel desenvolver essas ações, com o intuito de esclarecer a sociedade, e assim, evitar que esse tipo de situação aconteça com nossas crianças, lembre-se, se tiver medo de ir denunciar pessoalmente, disque 100 e faça sua denúncia anônima.” Ressaltou o conselheiro Tutelar Anselmo.

O prefeito Roberto do Posto destacou a importância em desenvolver ações para esta data. “Sabemos que o abuso e a exploração sexual de nossas crianças e adolescentes acontecem em todo lugar e nós daqui de Gov. Newton Bello temos equipes preparadas para ajudar e auxiliar nestes casos. O evento foi de grande valia, pois, alertou os pais sobre os perigos e incentivou a denunciar estes casos. Parabéns a  toda organização  pela iniciativa”.

O que é violência sexual?
É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não.
É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso x Exploração
A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.
Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Prevenção
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Denuncie
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o conselho tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária e ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.

A campanha iniciou com a aprovação da lei Federal 9.970/2000, portanto há 18 anos, após movimentos em defesa da criança e do adolescente, que eclodiram após o sequestro, espancamento, entorpecimento com drogas, e estupro coletivo e brutal, que culminou com a morte de uma menina capixaba, cujos agressores jamais foram punidos.
Celebrado em 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000. Desde sua criação, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes promovem por todo Brasil atividades que visam conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Com Informações e fotos do Blog do Luciano Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário