terça-feira, 26 de março de 2019

Secretaria de Saúde de Tufilândia conclui Campanha Março Lilás com realização de exames, palestra e um vasto café da manhã


A Secretaria Municipal de Saúde de Tufilândia realizou hoje, (26/03) o dia “D” do Março Roxo, a campanha visa chamar a atenção das mulheres para a prevenção do Câncer de Colo de Útero, a doença é uma das maiores causas de morte por câncer entre as mulheres no mundo.

Um dos principais fatores que levam ao desenvolvimento do câncer de colo de útero é o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), que infecta a pele e mucosas e é transmitido por meio de relações sexuais, existem mais de 200 tipos de HPV, mas somente 14 podem causar câncer.
Além da palestra ministrada pelos profissionais da saúde, a secretaria disponibilizou a realização de exames de hepatite, sífilis, HIV/AIDS, teste de glicemia e coleta de material para a realização do exame de prevenção do Câncer de Colo de Útero.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer uterino é o terceiro tipo de câncer mais comum, ficando atrás apenas do câncer de mama e câncer colorretal, atinge majoritariamente mulheres na faixa de idade dos 45 aos 49 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário